top of page
Âncora 1

ATIVIDADE DE EXTENSÃO EM VIAGEM DE ESTUDOS

ROTEIRO DOS MUSEUS EM NOVA YORK

julho de 2017
Please reload

EMENTA E OBJETIVOS

Com essa atividade de extensão, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos sobre os principais museus da cidade de Nova York a serem visitados em grupo envtre os dias 21 e 27 de julho de 2017, a partir de um roteiro bem estruturado, incluindo visitas às instituições: MoMA, Guggenheim, The Met Breuer, Noguchi Museum, MoMA PS.1, Dia Fondation (Chelsea e Beacon), New Museum, 9/11 Museum, Whitney Museum, High Line Park, CMOM e Jewish Museum. Serão incluídos no roteiro pontos de interesse arquitetônico próximos aos museus visitados.

Uma das premissas do Projeto de Pesquisa “Museus em Conexão” é investigar o desenvolvimento da arquitetura de museus até o momento contemporâneo de maneira a instrumentalizar processos de projeto no contexto brasileiro. A cidade de Nova York concentra um grande número de instituições de referência na área de museus, apresentando-se como um ótimo estudo de caso para alimentar as reflexões e ações sobre os museus locais.

Também é objeto de estudo deste Projeto de Pesquisa a identificação de aspectos de projetos de arquitetura para museus e galerias que atendam às necessidades específicas da primeira infância e seus cuidadores, considerando esse elemento como importante característica dos espaços museais contemporâneos.

Durante a atividade, serão analisados museus e obras de arquitetura contemporânea, objetivando os seguintes aspectos:

 

  • Análise da arquitetura dos museus: conformação espacial das galerias e espaços expositivos; programas contemporâneos de museus; relações entre edifícios originais e suas ampliações e extensões; relações interior/exterior; relações edifício/cidade.
     

  • Investigação: o museu e a 1.a infância. O museu oferece espaços adaptados, serviços e facilidades dedicados às crianças e seus cuidadores?
     

  • Investigação: o museu tem um setor, departamento, site, responsável pela documentação de suas exposições? (projetos expográficos, fotos, vídeos, catálogos, meios de divulgação).

bottom of page