top of page

PESQUISA

MUSEUS EM CONEXÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FAU MACKENZIE

Em agosto de 2022 foi aprovada pelo ICOM - Comitê Internacional de Museus a nova definição de museu:

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética, profissionalmente e, com a participação das comunidades, proporcionam experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento. (https://icom.museum/en/news/icom-approves-a-new-museum-definition/# )

Essa definição ressalta a importância dos museus e instituições culturais como equipamentos estruturais para o desenvolvimento das comunidades, fortalecendo-as a partir da produção de conhecimento de forma coletiva, territorializada, habilitando-as a participar e contribuir com a rede global conectada virtualmente. Essas diretrizes precisam estar refletidas e serem consideradas no projeto de arquitetura dos museus: os novos programas que ampliam a participação da comunidade, as relações do edifício com a cidade, as relações entre novos edifícios e o patrimônio construído existente.

 

A pesquisa e o estudo do desenvolvimento dos museus ao longo da história a partir de seus contextos culturais e econômicos, principalmente através de visitas in loco no momento presente, instrumentalizam práticas e métodos de projeto para o desenvolvimento do contexto brasileiro, conscientizando não apenas os usuários leigos que, sensibilizados, poderão ampliar suas conexões e sua atuação com as instituições e a cidade, mas também os/as estudantes e arquitetos/as, em sua prática projetual, didática e acadêmica.

Objetivos

Realização de estudos exploratórios, pesquisas referenciadas e visitas a museus e instituições selecionados em grandes centros urbanos com objetivo de aprofundar o conhecimento do participante sobre a importância das instituições culturais tanto no âmbito da disciplina arquitetônica – seus aspectos históricos, teóricos e projetuais – como na construção do patrimônio cultural humano - seus aspectos históricos, estéticos e sociais.

 

Os seguintes parâmetros se aplicam ao desenvolvimento do objetivo proposto:

  • Análise da arquitetura dos museus: conformação espacial das galerias e espaços expositivos; aspectos expográficos das mostras permanentes e temporárias, programas contemporâneos de museus; relações entre edifícios originais e suas ampliações e extensões; relações interior/exterior; relações edifício/cidade;

  • Análise histórica da constituição da instituição em seu contexto local e sua projeção internacional;

  • Investigação sobre as relações de cada museu com seu público, a partir das atividades educativas, espaços adaptados, serviços e facilidades dedicados aos diferentes públicos (crianças e seus cuidadores; necessidades especiais; idosos).

  • Identificação do modo como as informações sobre as atividades dos museus são divulgadas na internet em comparação com a experiência presencial, especialmente as relativas às exposições temporárias;

  • Investigação sobre a documentação das exposições permanentes e temporárias dos museus (projetos expográficos, fotos, vídeos, catálogos e meios de divulgação).

 

O Projeto de Extensão Universitária "Museus em Conexão" foi criado em 2016 e está vinculado ao Grupo de Pesquisa da FAU Mackenzie “Arquitetura: Ensino & Projeto & Pesquisa”, certificado pelo CNPQ desde 2004.

bottom of page