top of page

ROTEIRO DOS MUSEUS EM SÃO PAULO 2023
Curso de Extensão 
4 a 18 de março de 2023

ROTEIRO DOS MUSEUS EM SÃO PAULO
Curso de Extensão

4 e 18 de março de 2023
Viagem Cultural
APRESENTAÇÃO

O Curso de Extensão Roteiro dos Museus em São Paulo 2023 será realizado nos dias 4 e 18 de março de 2023, em encontros presenciais, contando com 8 horas/aula. Trata-se de uma atividade de extensão aberta ao público em geral. Está vinculado ao Projeto de Pesquisa Museus em Conexão da FAU-Mackenzie, coordenado pelas professoras Dra. ANA PAULA PONTES e Dra. PATRÍCIA PEREIRA MARTINS e a participação da professora convidada Dra. FANNY FEIGENSON.

OBJETIVOS

Com essa atividade de extensão, os participantes poderão conhecer a fundo dois museus paulistas importantíssimos no cenário cultural brasileiro:

  • O Museu Judaico, instalado no antigo Templo Beth-El de 1928, tombado pelo patrimônio municipal, passou por ampla reforma fruto de projeto arquitetônico e foi aberto recentemente, guardião do maior acervo judaico do país.

  • O Museu do Ipiranga, sede do Museu Paulista, é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo. Passou por ampla reforma e estruturação, fruto de projeto arquitetônico, reinaugurado em setembro de 2022.

A partir de visitas guiadas, iremos discutir as novas propostas museográficas do Museu Judaico e do Museu do Ipiranga, em seus aspectos arquitetônicos e expográficos. As visitas serão mediadas pelas professoras doutoras e pela equipe dos museus.

PROGRAMA

Aula 1:

4 de março de 2023, FAU Mackenzie, das 9h às 13h

Apresentação e discussão inicial sobre os museus a serem visitados: sua importância institucional, suas características arquitetônicas, suas propostas expográficas. Definição de pontos críticos a serem observados nas visitas.

Caminhada à pé até o Museu Judaico e visita à exposição temporária Modernas! São Paulo vista por elas

Aula 2:

18 de março de 2023, Museu do Ipiranga, das 11h às 15h

Visita ao Museu do Ipiranga.

 

CONDIÇÕES

O curso é gratuito e aberto a todos e todas, com vagas limitadas a 15 pessoas, conforme definido pelas instituições a serem visitadas. 

Os interessados devem preencher o formulário disponível nesta página até o dia 1 de março e a seleção respeitará critérios de afinidade e compromisso com a atividade.

Os alunos da FAU Mackenzie receberão Créditos de Extensão pela participação integral nas atividades.

Para se manter informado e conectado com os colegas e professores, entre em contato com a gente. 

Vamos nessa!

 

CONTATO

patricia.martins@mackenzie.br
 

Apresentação
Contato
bottom of page